skip to Main Content

Literatura Infantil, Diversidade e Inclusão Escolar (2018…)

Literatura Infantil, Diversidade e Inclusão Escolar (2018…)

Coordenação:  Profª Drª Flávia Barbosa Dutra

Financiamento:  UERJ (Bolsa de Iniciação Científica)

A Literatura Infantil vem se consolidando, ao longo dos anos, num instrumento eficaz de formação da criança, reafirmando-se como cenário democrático de personagens e linguagens diferentes, espaço de abordagens inusitadas dos aspectos do cotidiano, lugar de vivenciar experiência variadas. Considerando essas particularidades da expressão literária, entendemos como extremamente produtivo a utilização da literatura infantil como metodologia para o trabalho de fomento à educação inclusiva.  Afinal, a presença de estudantes com deficiência na escola é uma realidade e um quadro que aumenta a cada ano.              Pensando nesses aspectos, a presente pesquisa, tem como foco a formação de docentes e discentes na área de inclusão de pessoas com deficiência através de contação de história, estudos, palestras e discussões sobre o tema, aplicados ao cotidiano referente às escolas participantes, de forma a atender as especificidades de cada realidade.  É necessário que busquemos alternativas imediatas para investir na formação humana para a diversidade, que ainda é muito incipiente nas escolas, principalmente no que se refere ao contexto do currículo escolar.  Desta forma, acreditamos que o presente projeto seja de grande valor para a ampliação da temática nos projetos pedagógicos das escolas, trazendo um pouco mais de conteúdo, de forma lúdica e também através de estudos e pesquisas, proporcionando, assim, uma reflexão na prática pedagógica, para que a inclusão e a educação na diversidade se efetive, de fato, no ambiente educacional.

Back To Top
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support