skip to Main Content

Nossa Equipe

Rosana Glat | Coordenadora do Grupo

Professora Titular do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Pesquisadora 1D do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Procientista UERJ. Consultora da Federação Nacional das APAEs, da Federação das APAEs do estado de Minas Gerais e da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Ex-Diretora da Faculdade de Educação da UERJ e ex-Vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE).

Annie Gomes Redig – Vice Coordenadora do Grupo

Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) , Vice Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd). Atua no Programa de Pós-graduação em Educaçao e  no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e Procientista UERJ. Foi professora de Atendimento Educacional Especializado Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Amanda Carlou – Pesquisadora Associada

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora em Educação e escritora de Literatura Infantil. Integrante da AMAREDUCA (Amigos dos autistas de Caxias) e Coordenadora do projeto “Autismo: rodas de conversas”. Orientadora e avaliadora de monografias no CEDERJ – UERJ. Atuou como professora substituta na Faculdade de Educação da UERJ, mediadora pedagógica no curso de Pedagogia do CEDERJ/UERJ e professora do Ensino Fundamental, classe especial e sala de recursos na Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Cristina Mascaro – Pesquisadora Associada

Professora Adjunta do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância. Pesquisadora da FAPERJ. Membro do Conselho Institucional Pedagógico da APAE-Rio. Consultora pedagógica do Instituto JNG (inclusão social para jovens com deficiência intelectual). Foi professora de Educação Especial e Coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC.

Flavia Dutra – Pesquisadora Associada

Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e no curso de Pedagogia presencial e a distância. Membro Pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira, Professora Colaboradora do Mestrado Profissional do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis (UFRJ), colaboradora do Projeto UERJ sem Muros.

Joab Grana Reis – Pesquisadora Associada

Professora Adjunta da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Trabalho para articulação da Política Institucional de Inclusão dos Discentes com Necessidades Educacionais Especiais da UEA. Membro da Comissão de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Escola Normal Superior -UEA. Membro no Conselho Estadual do Amazonas dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  Atuou como professora na Educação Básica na área da Educação Especial na rede estadual e municipal de Manaus.

Marcia Marin – Pesquisadora Associada

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM). Professora Titular aposentada do Colégio Pedro II, com atuação no NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas).

Monica Dias de Araújo - Pesquisadora Associada

Doutora em Educação pela UERJ. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas – UEA no Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST). Professora das disciplinas de Libras e Educação Especial e Inclusiva dos cursos de licenciatura do CEST-UEA. Membro do Grupo de pesquisa, Educação em Contextos Amazônicos-EDUCA, CEST-UEA.

Suzanli Estef da Silva – Pesquisadora Associada

Doutora e Mestra em Educação pelo PROPEd/UERJ. Especialista em Educação Inclusiva e Especial pela Universidade Barão de Mauá. Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mediadora a distância no Consórcio CEDERJ. Professora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na Universidade UNISUAM.

Márcia Denise Pletsch – Pesquisadora Convidada

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Cientista do Nosso Estado da Faperj e Pesquisadora do CNPq- nível 1D. Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e  Inclusão da UFRRJ. Vice Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.

Adriana Sathler – Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professora Associada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando nos Cursos de Graduação em Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Coordenação de projetos de pesquisa-extensão, com ênfase em inclusão social e promoção da saúde, em cooperação técnico-científica com a Comissão de Desportos da Aeronáutica. Atuou na docência com jovens e adultos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e de Emprego (PRONATEC/FIC/IFRJ) e no Programa de Pós-Graduação em Vigilância em Saúde Ambiental (LABEAD/IESC/UFRJ).

Deborah Sousa – Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Piauí – UFPIEspecialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Atua como professora de Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recurso Multifuncional na Rede Municipal de Rio das Ostras/RJ. Possui experiência como Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atendimento Educacional Especializado – AEE, gestora de Instituições de Ensino Superior e Cursos de Extensão na modalidade Presencial e EaD.

Marcello Spolidoro – Doutorando

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.  Professor de Biologia no Ensino Médio do Colégio Pedro II da Rede Federal de Ensino. Foi professor de Ciências e Biologia de diversas escolas particulares e da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

Mariana Lopes - Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.  Professora das séries iniciais do Instituto Benjamin Constant pertencente a Rede Federal de Ensino. Foi professora das séries iniciais da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 2007-2010.

Patrícia Monteiro Lima Chagas - Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), atuando na coordenação pedagógica do Centro de Apoio Especializado em Educação Profissional Favo de Mel. Professora na Pós-Graduação nos cursos de Psicopedagogia Clínica e Institucional, Neurociência Pedagógica e Educação Especial e Inclusiva no Centro Universitário Augusto Motta (UNISSUAM) e na Faculdade São Judas Tadeu.

Ana Lúcia da Conceição Silva Felicio - Mestranda

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Pós-Graduada em Educação Especial (Universidade Cândido Mendes). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERJ (convênio CEDERJ). Professora regente da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, atuando em Sala de Recursos.

Caroline Menezes Nunes de Oliveira – Mestranda

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação da UERJ e em Psicologia no Centro Universitário Celso Lisboa (UCL). Atua clinicamente na área da aprendizagem com crianças e jovens com transtornos do neurodesenvolvimento. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, bolsista de Iniciação à Docência e de Extensão do Programa Rompendo Barreiras (PRB) da Faculdade de Educação da UERJ, e monitora na disciplina de Libras I no Instituto de Letras da UERJ.

Mariana dos Santos Padrão - Mestranda

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ.). Bolsista Proatec -UERJ.

Vanêssa Lima do Nascimento – Mestranda

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd-UERJ). Articuladora Pedagógica do setor de Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação de Queimados, RJ; Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu, RJ. Foi Professora de sala de recursos e Articuladora Pedagógica do setor de Educação Especial e Inclusiva no Município de Queimados, RJ.

Victor Barreto Gonçalves de Oliveira – Mestrando

Mestrando do Programa de Pós-graduação da UERJ. Pós-graduado em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (PGEFEPI) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UFRJ. Professor de Educação Física da rede pública de ensino (Secretária de Educação – Maricá). Atuou como Professor Substituto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cap-UFRJ), além de exercer o cargo de vice-coordenador do GT Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Maria Vitória Soares Ferreira – Bolsista de Iniciação Científica

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da UERJ, Bolsista de Iniciação Científica, CNPq.

Renan Borges Cavalcanti Moreira - Bolsista de Iniciação Científica

Graduando do curso de licenciatura em Matemática da UERJ. Bolsista de Iniciação Científica na área de Educação Inclusiva. Foi bolsista na monitoria de Cálculo I do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Back To Top