skip to Main Content



O processo de transição da escola para a vida independente de pessoas com deficiência intelectual (2017…)

O processo de transição da escola para a vida independente de pessoas com deficiência intelectual (2017…)

Coordenação: Profª Drª Annie Gomes Redig

Financiamento: FAPERJ (Auxílio Instalação), UERJ (Prociência, Proatec).

A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão escolar de pessoas com deficiência é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Muito se discute a inclusão escolar de pessoas com deficiência, mas pouca atenção tem sido dada à construção de ações para que esses sujeitos tenham sucesso ao sair da escola, como desenvolvimento de itinerários formativos visando sua futura autonomia. Para tal cabe à escola elaborar práticas que permitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a vida independente e, nesse contexto, contemplar não somente o aprendizado de conteúdos acadêmicos, mas a autonomia em atividades da vida diária, inserção no mercado de trabalho, ingresso no ensino superior e cursos profissionalizantes e demais áreas.

Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição (PIT) para a vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual matriculados em turmas comuns do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, classes ou escolas especiais. Será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação. A intervenção consiste na elaboração de um Plano de Ensino Individualizado (PEI) que contemple o PIT para a vida independente, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Back To Top