skip to Main Content



Histórias de Vida de pessoas com deficiência intelectual (2019…)

Histórias de Vida de pessoas com deficiência intelectual (2019…)

Coordenação: Profª Drª Joab Grana Reis

Financiamento: UEA (Bolsa de Iniciação Científica)

A investigação é um desdobramento da pesquisa Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual (2016-2020), desenvolvida na UERJ sob a coordenação da Profª Drª. Rosana Glat. O presente estudo, desenvolvido no Estado do Amazonas, está vinculado ao Programa de Apoio à iniciação Científica (PAIC) /UEA.

Embora já tenhamos trabalhos científicos privilegiando a visão dos próprios sujeitos, ainda há carência de uma pesquisa ampla que investigue os efeitos da disseminação das políticas de inclusão educacional e social na ressignificação da identidade pessoal e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual. Nesse sentido, a pesquisa visa compreender, por meio da metodologia de História de Vida depoimentos de pessoas com deficiência intelectual, na faixa etária de 16 a 40 anos, residentes em Manaus, levando em consideração sua autopercepção a partir da própria vivência e experiência. Assim, seus relatos poderão contribuir para ressignificar práticas sociais e educacionais demarcadas, ainda, pela visão estigmatizada da deficiência intelectual.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Back To Top