skip to Main Content



Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado- (2020…)

Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado- (2020…)

Coordenação: Prof.ª Drª Cristina Angélica Mascaro

Financiamento: FAPERJ (Auxílio ao Recém-Contratado/ ARC)

O projeto insere-se na temática dos estudos sobre o processo de alfabetização de estudantes com deficiência intelectual. Tem como objetivo desenvolver um programa de formação docente para atuação com planos educacionais individualizados para este alunado. A intenção é colaborar com a perspectiva da inclusão escolar por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que favoreçam esse processo a este público. A pesquisa será desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-ação em todas as fases propostas no estudo. A opção por essa linha de investigação justifica-se pela intenção de propor uma formação para além da descrição de atividades de alfabetização, permitindo que este docente seja capaz de contextualizar uma prática individualizada conforme as especificidades desse alunado.

O estudo se divide em duas etapas: uma base teórica com leituras, análise e discussão de literatura específica; e uma etapa de formação prática, para planejamento e aplicação de Planos Educacionais Individualizado (PEI), com ênfase na alfabetização com jovens e adultos com deficiência intelectual. O objetivo final é a validação de um protocolo para aplicação do PEI para alfabetização e letramento do alunado com deficiência intelectual, registrado em vídeo instrucional. Espera-se contribuir com a formação dos docentes, tanto dos participantes da pesquisa, quanto dos demais que tiverem acesso ao produto do estudo. Também é esperado que possíveis entraves no processo de alfabetização dos estudantes com deficiência intelectual possam ser desvelados por meio da aplicação dos planos educacionais individualizados. O estudo tem desdobramentos como curso de extensão para graduandos em Pedagogia na modalidade de treinamento e para graduados de áreas afins na modalidade aperfeiçoamento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Back To Top