skip to Main Content



Vivencias de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na Educação Básica- (2020….)

Vivencias de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na Educação Básica– (2020….)

Coordenação: Profª Drª Rosana Glat

Financiamento: CNPq (Bolsa Produtividade em Pesquisa 1D), UERJ (Prociência, Bolsa de Iniciação Científica)

Apesar da inclusão escolar ser uma política pública consolidada em nosso país nas redes públicas e privadas, alunos com deficiências e outras necessidades educacionais especiais ainda encontram diversas barreiras para sua efetiva participação, desenvolvimento acadêmico e aprendizagem no âmbito do ensino comum. Estudos anteriores analisaram o processo inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, focando as políticas institucionais, práticas pedagógicas e a cultura escolar em diferentes redes e escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia básica dessas pesquisas foi o estudo de caso tipo etnográfico com base em observações de campo, entrevistas com educadores e análise de documentos.

Entendendo que políticas e práticas de inclusão são operacionalizadas e direcionadas a pessoas reais em suas inter-relações nos diferentes espaços sociais, e que os sujeitos que as vivenciam são as mais importantes fontes de dados, a presente pesquisa se volta para analisar os impactos da experiência de inclusão escolar no processo de aprendizagem, socialização e autopercepção de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Básica , a partir de seus relatos pessoais. Espera-se que os dados obtidos revertam em indicadores para desenvolvimento e avaliação de políticas e propostas educacionais mais bem direcionadas à demanda específica e expectativas deste alunado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Back To Top