skip to Main Content

Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as demandas atuais (2020…)

Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e as demandas atuais (2020…)

Coordenação:  Profª Drª Flávia Barbosa Dutra

Financiamento:  UERJ (Bolsa de Iniciação Científica)

Esse projeto consiste em um estudo longitudinal e compreende uma pesquisa no campo sócio educacional com o objetivo de investigar como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) recebe e atende os alunos com deficiências ou necessidades educacionais especiais advindos do ingresso por cotas ou por ampla concorrência para o ensino superior, bem como observar as nuances do convívio que permeiam sua trajetória acadêmica.  As tentativas em atender a diversidade de alunos nem sempre culminam em sucesso, de modo que sejam garantidos o acesso e a permanência com qualidade à educação. Nesse caso, fica evidenciada a necessidade de uma reforma de caráter geral, que pense nas estratégias para o ensino dos diferentes estudantes como parte integrante de um processo mais vasto de aperfeiçoamento na educação. Questionamos então se as pessoas com deficiências que frequentam a Universidade do Estado do Rio de Janeiro encontram barreiras estruturais, atitudinais e comunicacionais que comprometem sua verdadeira inclusão social, bem como, o pleno desenvolvimento de sua vida acadêmica.

Desse modo, nossos objetivos são:  a) fazer o levantamento do número de alunos com deficiências que ingressam nesta instituição de ensino, bem como de seus cursos e suas deficiências nos diferentes Campus da Universidade; b) acompanhar nesses dois anos o número de alunos com deficiências que concluem o curso;  c) investigar quais são os anseios desse público que ingressa na UERJ e como a mesma tem se organizado para estas  demandas.  Isto posto, vislumbramos uma trajetória mais adequada e exequível tanto para esses estudantes, quanto para seus professores, além de todos os envolvidos no processo educacional.

Back To Top
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support