Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd, da UERJ, com a participação do Mestrado em Educação da UFRRJ, o grupo de pesquisa deriva do interesse no estudo do conceito de Educação Inclusiva a partir da dimensão dos processos educacionais, visando desenvolver estratégias para superar o distanciamento entre as políticas e as práticas de educação formal para alunos com necessidades educacionais especiais.
Reunindo uma comunidade de pesquisadores oriunda da área de Educação Especial, o grupo tomou forma, em 2003, a partir de uma pesquisa interinstitucional – "Panorama da Educação Inclusiva no Brasil". Os dados do estudo mostraram que as políticas de Educação Inclusiva na maioria das redes públicas ainda não estavam sendo adequadamente implementadas. Com base nesta constatação, foi realizada uma pesquisa focada na Educação Inclusiva na Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Ao longo da investigação verificou-se que a Educação Especial tem papel essencial como suporte no processo da inclusão escolar deste alunado. Tomando como base os dados obtidos foi desenvolvida uma a investigação "A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas", que estendeu a análise do processo de implementação da Educação Inclusiva em diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase nos mecanismos de articulação da Educação Especial com o ensino regular. Também foram analisados os processos de escolarização de alunos com deficiência intelectual e, o atendimento educacional especializado.
A relevância desses estudos dá-se pelo enfoque multidimensional e a perspectiva de ampliação de conhecimentos teórico-aplicados sobre a experiência da inclusão educacional nos sistemas municipais de Educação Pública do Rio Janeiro. A partir da análise desta realidade tem sido possível dialogar com outros estudos sobre o processo de inclusão escolar para alunos com deficiências e outras condições atípicas de aprendizagem no Brasil, e em outros países.
Novos estudos voltaram-se para a análise das políticas e práticas de inclusão escolar em escolas consideradas de “excelência”, como o Instituto de Aplicação da UERJ, Colégio Pedro II, entre outras. A pesquisa Políticas e práticas de inclusão escolar Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar, teve como objetivo analisar os processos de inclusão e de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e na cultura institucional.teve como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico e proporcionou um panorama de adaptações no ensino comum a fim de alcançar o objetivo central da inclusão.
Tendo em vista os caminhos das pesquisas para o campo da política e prática educacional com foco de análise escolar, surge uma nova vertente de investigação pautada na voz dos sujeitos cuja a representação social ainda prevalece a incapacidade. Nesse sentido, o novo projeto: Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual, em andamento desde 2016, objetiva analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais, através da metodologia de história de vida.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos têm financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ.
Equipe

Rosana Glat
Coordenadora do GrupoProfessora Associada e Diretora da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (PROPEd) e no Curso de Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro , consultora da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e da Federação Nacional das APAES. Pesquisadora 1D do CNPq , Cientista do nosso Estado da FAPERJ

Marcia Plestch
Professora convidadaVice-Diretora e Professora Adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares e do Curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar. Coordenadora do Observatório de Educação Especial e inclusão educacional: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem.
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Suzanli Estef
Doutoranda em EducaçãoPedagoga, especialista em educação inclusiva e especial, mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Professora da Educação básica há 4 anos, recentemente atuou como professora substituta da disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar, no curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação dessa mesma Universidade. Atualmente é doutoranda em Educação pelo PROPED/UERJ, tutora pela Universidade Aberta do Brasil, consórcio CEDERJ e docente em curso de formação de professores para a Educação Inclusiva, atuando em cursos de pós graduação e extensão.

Flávia Barbosa da Silva Dutra
Professor Adjunto da Faculdade de Educação - UERJProfessora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando no Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Pedagogia à distancia da UERJ pela Fundação Cecierj e é Membro da Academia Paralímpica Brasileira. Possui Pós Doutorado pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Educação Física Especial.

Suéllen Melo de Araújo
Bolsista de Iniciação Científica - CNPqGraduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bolsista de Iniciação Científica – CNPq e Integrante do Grupo de Pesquisa: “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”.

Mércia Cabral de Oliveira
Professora convidadaDoutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (2002) e Mestrado Educação – PROPED/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, currículo, avaliação.

Priscylla Pinto da Silva
Bolsista Iniciação Científica - UERJGraduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bolsista de Iniciação Científica – UERJ e Integrante do Grupo de Pesquisa: “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”.

Gabrielle Souza da Silva
Bolsista de Iniciação Científica - CNPqGraduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bolsista de Iniciação Científica – CNPq e Integrante do Grupo de Pesquisa: “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”.

Hellen Cordoniz Ribeiro
Bolsista de Iniciação Científica - UERJGraduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Bolsista de Iniciação Científica – UERJ e Integrante do Grupo de Pesquisa: “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”.

Mônica dias de Araújo
Doutoranda do programa de pós graduação em EducaçãoDoutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Professora de Libras e Educação Especial da Universidade do Estado do Amazonas/ Centro de Estudos Superiores de Tefé. Com Mestrado em Educação pela Linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia - UEPA. Pedagoga – Especialista em Língua de Sinais Brasileira, Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional e Especialista em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação, na Especificidade Educação Especial e Inclusiva. Pesquisadora da Rede de Educação Inclusiva na Amazônia Paraense e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação nos Contextos Amazônicos - EDUCA, na linha de pesquisa: Educação Inclusiva e Acessibilidade do Centro de Estudos Superiores de Tefé-AM. Integrante do Grupo de Pesquisa: “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”.

Vanessa Cabral da Silva Pinheiro
Mestranda em EducaçãoMestranda em educação pelo programa de Pós Graduação da UERJ. Professora de Educação Especial da Rede Faetec onde atua como articuladora da da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional. Professora do Atendimento Educacional Especializado na Prefeitura de Duque de Caxias.

Vanêssa Lima do Nascimento
Mestranda em educação pelo programa de Pós Graduação da UERJ.Mestranda em educação pelo programa de Pós Graduação da UERJ. Orientadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos e Implementadora Pedagógica do Setor de Educação Especial e Inclusiva do Município de Queimados.