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Pesquisas concluídas

Plano educacional individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com DI

Tem como objetivo avaliar a elaboração e o desenvolvimento de novas práticas educacionais, como a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), para favorecer a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino comum, classes ou escolas especializadas. Destaca-se que esse alunado tem-se constituído como um dos maiores desafios à inclusão escolar. Para atingir os objetivos propostos são adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico complementado por uma pesquisa-ação colaborativa em dois cenários educacionais: uma escola comum de Educação Básica que tem alunos com deficiência intelectual incluídos e turmas comuns e uma escola especializada. No estudo etnográfico serão utilizados como procedimentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa-ação envolve elaboração e aplicação do PEI junto com os professores dos alunos selecionados para estudo.Esta estratégia visa ampliar sua participação desses alunos em atividades de escolarização e de interação social, efetivar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, além de promover a formação continuada dos professores, ao se apropriar de novas ações e instrumentos

Financiamento: FAPERJ (auxílio APQ1).



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