pular para o conteúdo
Busca Interna.

Eventos e Notícias

VI congresso das APAES do Rio de Janeiro

A profª Doutora Cristina Angélica, profª Doutora Rosana Glat e Profª Mestre Suzanli Estef participarão das atividades no congresso das APAES do Rio de Janeiro, na cidade de Petropólis, no próximo da 02/10.


Lançamento do Livro:

Autora Prof.ª Cristina Angélica Mascaro e seu livroO livro de autoria da Prof.ª Cristina Angélica Mascaro foi lançado no dia 27 de abril às 14h no Auditório do CAEP Favo de Mel da FAETEC em Quintino. O local foi lócus da pesquisa de campo que deu origem ao livro.

Encontro Internacional com a Professora Katharina Mel Runnebom

Alunas e Pesquisadoras da Professora Rosana Glat junto da Professora Katharina MelEncontro Internacional com a Professora Katharina Mel Runnebom, em uma conversa sobre inclusão das alunas, professoras e pesquisadoras do Grupo da Professora Rosana Glat.


Curso de Educação Especial

Professoras que ministrarão o curso Foi realizado na Biblioteca Parque Estadual um curso de informativos sobre a Educação Especial oferecidos pelas professoras Doutoras da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Annie Redig e Flávia Dutra.

Lançamento do Livro: Inserção Profissional de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual

Autora Annie Reding no lançamento do seu livro A inclusão escolar de pessoas com deficiência tem sido tema de debate na mídia e de estudos acadêmicos, e tem apresentado significativos resultados. Porém, o que acontece quando esse sujeito conclui sua escolaridade? Há necessidade de uma estratégia para a transição da escola para a vida adulta e para o mercado de trabalho. Como será a inserção no mundo do trabalho? A legislação brasileira conta com um vasto aparato legal para que os empregadores contratem funcionários com deficiência. Entretanto, em alguns casos, esse contrato possui um viés assistencialista. Nessa direção, Inserção Profissional de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, de Annie Gomes Redig, apresenta uma pesquisa sobre um programa de colocação de jovens e adultos com deficiência intelectual em atividades laborais. Esse programa é baseado no conceito de customização do trabalho, muito utilizado nos EUA. Todavia, no livro, ele foi adaptado para a realidade brasileira. Essa é uma maneira de garantir que indivíduos com deficiência intelectual tenham a oportunidade de trabalhar, respeitando suas habilidades e interesses, além da necessidade da empresa. A customização do emprego contribui para a eliminação das barreiras atitudinais e de preconceitos, aumentando as probabilidades de desempenho e de produção laboral satisfatória, beneficiando tanto a instituição quanto o funcionário.


V Encontro com Educadores

Foto do Evento na Biblioteca ParqueO Ministério da Cultura convida para o V Encontro com Educadores.
A Biblioteca Parque Estadual, em parceira com a Faculdade de Educação da UERJ, convida você a participar do V Encontro com Educadores: refletindo sobre a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência.
O evento reunirá ás professoras Rosana Glat, Cristina Mascaro e Annie Redig.

Palestra da Professora Windz Brandão (UFPB)

A Professora Windz Brandão (UFPB), em parceria com o nosso Grupo de Pesquisa irá ministrar um palestra com a seguinte temática: Metodologia qualitativa do Estudo de Caso aplicada à pesquisa.


Parcerias

UERJ